A Primeira Missa no Brasil, executada por Portinari

Foto:divulgação/site – A Primeira Missa no Brasil, executada por Portinari

 Obras dos artistas podem ser vistas até o dia 05 de junho nas exposições “Quando o Brasil Amanhecia – A Primeira Missa no Brasil vista por Victor Meirelles e Cândido Portinari” e “Portinari e os painéis da Capela Mayrink“.

São exibidos ao público quadros  como A Primeira Missa no Brasil, de Portinari (obra com dimensões de 271 cm X 501 cm, a tela foi produzida em 1948 para a sede do Banco Boa Vista e foi adquirida no final de 2012 pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/MinC) e o quadro de Victor Meirelles, tela com 270 cm x 357 cm, realizada entre 1858 e 1860, que foi inspirado na carta de Pero Vaz de Caminha e retrata o mesmo momento histórico.

É a primeira vez que a obra A Primeira Missa no Brasil é exibida ao público. Também serão exibidos estudos, fotos, documentos e objetos que ajudam a contextualizar as criações das duas obras.

Portinari e os painéis da Capela Mayrink apresenta as obras Nossa Senhora do Carmo, São João da Cruz, São Simão Stock e Purgatório, realizadas pelo artista em 1944 para adornar o interior da Capela Mayrink, localizada no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, propriedade do Instituto Brasileiro de Museus -ICMBio.

Painel de Nossa Senhora do Carmo é uma das obras da Capela Mayrink

Foto: divulgação/site – Painel de N. Sra do Carmo é uma das obras da Capela Mayrink

*Aos domingos a entrada é gratuita.

O ingresso custa R$ 8,00 (exceto aos domingos, quando a entrada é gratuita). Meia entrada para estudantes e pessoas entre 60 e 64 anos. Gratuidade para pessoas acima de 65 anos, estudantes da rede pública e professores de órgãos reconhecidos pelo MEC. Ingresso família: R$ 8,00 para até 04 pessoas juntas da mesma família.

 

 

Endereço: Av. Rio Branco, 199 – Centro (Cinelândia)
Tel.: +55 (21) 2219-8474
Email: mnba@museus.gov.br
Horários: De terça a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.
Acesso para pessoas com deficiência.

Anúncios