Este slideshow necessita de JavaScript.

Um dos fotógrafos mais premiados do mundo, o mineiro Sebastião Ribeiro Salgado Júnior é conhecido por abordar temas sociais em seus trabalhos. Ao longo de quase 40 anos de carreira,  já lançou 10 livros, além de diversas exposições de pelo mundo. Salgado é embaixador da Boa Vontade da UNICEF e membro honorário da Academia de Artes e Ciências dos EUA.

A exposição “Gênesis“, que também dá nome ao seu novo livro, chega ao Rio após passar por cidades como Londres, Toronto e Roma. O projeto é resultado de um trabalho de longo prazo, focado na natureza. Foram 8 anos, de 2004 a 2012, em visitas a 32 regiões extremas como o Alasca, a Patagônia, a Etiópia e a Amazônia, para registrar  imagens impactantes, a majestade e a fragilidade da natureza, assim como sua relação com o homem e os animais. As viagens aconteceram a pé, de ônibus, em pequenos barcos, aviões e até mesmo em balões. Entre os registros de sua lente estão desertos gigantes, terras geladas, icebergs, vulcões, selvas, cadeias de montanhas e animais em seu ambiente natural. A exposição conta com mais de 200 imagens em preto e branco, característica do fotógrafo. A curadoria é de Lélia Wanick, sua esposa.

“Gênesis é sobre os primórdios, sobre um planeta intocado, suas partes mais puras, e um modo de vida tradicional que convive em harmonia com a natureza. Quero que as pessoas enxerguem o nosso planeta de outra forma, sintam-se comovidas e se aproximem mais dele”. Sebastião Salgado.

Patrocinadora do projeto desde 2008, a Vale promove um bate-papo do fotógrafo com funcionários no Rio, no dia 29 de maio, que será transmitido pela internet a partir das 9:30h (horário de Brasília). Os internautas que enviarem perguntas vão concorrer ao livro de fotos do Projeto. O link estará disponível no site da Vale e  no perfil da instituição no Facebook.

 

Exposição “Gênesis” Local: Museu do Meio Ambiente – Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Rua Jardim Botânico, 1008 – Tel.: (21) 2294-6619 Data: de 29/05 a 26/08, de terça a domingo, das 9h às 17h. Livre – Gratuito * A entrada no Arboreto custa R$ 6,00, com gratuidade para crianças até 7 anos e adultos a partir de 60 anos.