Foto: divulgação

No dia 15 de julho acontece a Noite de Abertura do Festival Internacional de Cinema Feminino 2013 (FEMINA), com sessão dupla, a partir das 19 horas. Serão exibidos o curta-metragem Resposta de Mulheres (1975), de Agnès Varda e o longa Marussia (2013), de Eva Pevolovici. 

No drama de Eva Pevolovici, Lucia e sua filha Marussia, de 6 anos, percorrem as ruas de Paris. Lúcia é Russa, não tem endereço fixo, dorme onde for possível e transita pelos mais diferentes lugares. Contra o desejo de seus conterrâneos, ela não quer voltar para o seu país de origem, esperando encontrar em Paris uma vida diferente para ela e sua pequena filha.

Sobre o documentário Resposta de Mulheres: “A pergunta ‘O que é ser uma mulher?’ foi proposta pelo segundo canal de televisão francês a várias mulheres cineastas. Este cine-panfleto é uma das respostas possíveis, no que diz respeito ao corpo das mulheres – nosso corpo –, do qual se fala tão pouco quando se fala da condição feminina. Nosso corpo-objeto, nosso corpo-tabu, nosso corpo com ou sem seus filhos, nosso sexo, etc. Como viver nosso corpo? Nosso sexo, como vivê-lo?” (Agnès Varda).

Produções francesas clássicas e recentes são exibidas às segundas-feiras no Cinemaison. Para assistir aos filmes é necessário solicitar o cartão de sócio através do site cinefrance.com.br, que foi criado pelo Serviço Audiovisual da Embaixada da França com o objetivo de reforçar a promoção do Audiovisual francês no Brasil e disponibilizar informações para os profissionais, parceiros da Cinemateca e para os cinéfilos que gostam do cinema francês. Após realizar a inscrição, que é gratuita, o interessado recebe uma mensagem de confirmação de cadastro por e-mail, que deve levar impressa ao Cinemaison minutos antes do horário da sessão, para que sua “carteirinha” seja providenciada.

Cinemaison – Avenida Presidente Antônio Carlos, 58 – Centro
Tel : (21) 3974 6644
Mais informações no site www.cinefrance.com.br

A décima edição do evento, que é realizado desde 2004, acontece de 16 a 28 de julho, na Caixa Cultural. Serão exibidos 115 filmes, divididos em duas mostras competitivas (Nacional e Internacional) e treze programas da Mostra Informativa. Na competitiva concorrem 15 filmes em 4 categorias: Grande Prêmio Femina (melhor filme), Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção e Melhor Destaque Feminino. Na Mostra Informativa são 85 filmes divididos em 13 programas. A atriz Patrícia Pillar é a homenageada desta edição. Os ingressos custam R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia. O Festival conta ainda com seminários gratuitos entre os dias 17 e 20 de julho às 14h, CAIXA Cultural (Av. Almirante Barroso, 25 – Centro).

Mais informações sobre o Festival nos sites da Caixa Cultural, no site do evento e no site Cinefrance:

www.caixacultural.com.br
www.feminafest.com.br
www.cinefrance.com.br

Anúncios