Arte: divulgação ABI

O evento acontece nesta terça, dia 13 de agosto, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). No encontro serão debatidos temas como o papel social do jornalismo, a liberdade de imprensa, o projeto de Lei de iniciativa popular pela quebra do monopólio, a democratização de conteúdo e publicidade, modelos de regulamentação da mídia, jornalismo livre e independente, ética jornalística, mídia alternativa e contra-hegemônica, entre outros.

De acordo com a ABI, a finalidade do Seminário é provocar um debate sobre o monopólio da comunicação no Brasil e o prejuízo desse modelo para o conjunto da sociedade. A promoção é da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI.

Programa

1ª Plenária

Tema: “A ditadura do discurso único” – Horário: 14h às 16h

Debatedores: Fábio Mario Iorio, Professor de Comunicação Social (UERJ); Claudia Santiago, Jornalista do Núcleo Piratininga de Comunicação; Silvio Tendler, Cineasta e Jornalista; Theo Machado, Jornalista do Núcleo Barão de Itararé. Mediador: Mario Augusto Jakobskind, Jornalista, Escritor e Presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI.

2ª Plenária

Tema: “Comunicadores populares, livres e independentes” – 16h às 18h

Debatedores: Vivian Veríssimo, Repórter do Jornal Brasil de Fato; Leandro Uchoas, Jornalista; Fátima Lacerda, Jornalista da Agência Petroleira de Notícias; Paulo Passarinho, Economista e Radialista do Programa Faixa Livre; Paula Máiran, Jornalista, Assessora de Comunicação e Presidente eleita do Sindicato dos Jornalistas do Município RJ. Mediador: Alcyr Cavalcante, Jornalista, Diretor de Jornalismo da ABI e Professor universitário.

3ª Plenária

Tema: “PLIP pela democratização da mídia” – Horário: 18h às 20h

Debatedores: Claudia de Abreu, Jornalista; Gizele Martins, Jornalista; Daniel Fonsêca, Jornalista; Renato Cinco, Sociólogo e Vereador do Rio de Janeiro. Mediador: Daniel Mazola, Jornalista, Conselheiro da ABI e Secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos.

Seminário Democratização da Mídia
Local: Auditório da Associação Brasileira de Imprensa – ABI
Rua Araújo Porto Alegre, 71 – 9º andar – Centro, próximo a Cinelândia.
Data e horário: dia 13 de agosto, das 14h às 20h

Anúncios