Foto: reprodução internet

O Parque das Ruínas promove diversas atividades gratuitas aos fins de semana. Confira na lista a seguir:

Programação de agosto

Exposição “Terreiro de Fronteiras – Brasil e Turquia”
terça a domingo – 10 às 18h – até dia 01/09

“Concebido em 2012, o “Terreiro de Fronteiras” é um encontro de várias manifestações artísticas, reunindo o ocidente e o oriente com o principal objetivo de promover intercâmbios e iniciar um diálogo artístico, político e cultural entre artistas, curadores, gestores e produtores culturais de diferentes países, aproximando os diversos hábitos culturais representativos de cada localidade.

O projeto foi idealizado envolvendo quatro linguagens artísticas: artes visuais, áudio visual, música e dança, com o intuito de viabilizar a circulação de artistas e produtos culturais contemporâneos e tradicionais, de pequenos e grandes centros de cada território, pautado na cooperação e construção de uma ponte de articulação para difusão, exibição e troca cultural.

A primeira edição do projeto foi realizada na Turquia, nas cidades de Ancara e Istambul. No segundo ano de realização, em 2013, o projeto está focado nas “Artes Visuais” e no “Audiovisual”. A linguagem das artes visuais abrange cidades no Brasil e na Turquia envolvendo artistas dos dois países. O audiovisual apresenta a mostra “Cinema de Fronteiras” com exibição de cinco filmes, dirigidos por quatro grandes diretores contemporâneos da Turquia.” Mais informações no site http://www.terreirodefronteiras.com.

Teatro para crianças:

O Reino do Feijão
Todos os domingos – 11h – entrada franca (pegar senha uma hora antes) – até 27 de outubro

A peça conta a história da feijoada e evolução da cultura brasileira. O Reino do Feijão Preto está falido e contará com a feijoada para a sua salvação. Para isso, Samba, o porco compositor, deverá morrer. Romão e Mariola, servos do reino, terão que encontrar um jeito de ganhar o concurso de gastronomia para salvar seu amigo.

Circo/teatro – Circo Dux – espetáculo: Blefes Excêntricos
sábados de 10 à 31/08 – 16h –  Classificação livre.

Fundada em 2005, a Companhia investe no conceito de teatro de rua com a montagem que visita os espetáculos populares que aconteciam ao longo dos séculos XVIII, XIX e início do Séc. XX.

“A ideia de “Blefes Excêntricos” é criar um espetáculo de rua diferente, baseado em uma profunda pesquisa no universo da “espetacularidade” popular e com um nível técnico muito elevado. Esse espetáculo será oferecido gratuitamente aos cariocas, capixabas e paulistas. Para isso, iniciamos com 12 apresentações por diferentes praças da cidade do Rio de Janeiro: Zona Norte, Central, Sul e Oeste”, diz Fabricio Dorneles, um dos atores da Cia.

Dança:

Primevo Gesto – Espetáculo de Dança Afro Contemporânea
sábado e domingo – 24 e 25/08 – 17h30

Música:

Chorinho no Parque
Todos os domingos – 12h

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Tel.: 21 2215-0621

Nos dias 17 e 18 de agosto acontece a 23ª edição do “Arte de Portas Abertas“, evento anual que acontece em Santa Teresa. Artistas abrem as portas de seus ateliês para visitação. São mais de 30 ateliês participantes, além de centros culturais nesta edição. Mais informações como roteiro e mapa do evento estão disponíveis no site www.chavemestra.com.br.