Foto: divulgação - Filme Árido Movie

Foto: divulgação – Filme Árido Movie

De 20 de agosto a 1º de setembro acontece a Mostra “É Massa – 1ª Mostra de Cinema de Pernambuco“, com exibição de filmes raros do Acervo Filmográfico do Ciclo de Recife, que abrange a década de 20, além de curtas metragens do período Super-8 e longas e curtas produzidos da Retomada do Cinema Nacional até os dias de hoje. A curadoria é da pernambucana Valéria Luna e do mineiro com raízes pernambucanas Breno Lira Gomes. As sessões acontecerão na Caixa Cultural e algumas terão entrada gratuita.

De acordo com a assessoria, Pernambuco se destaca no cenário cinematográfico como o terceiro maior polo de produção nacional, e possui uma história marcada por três momentos: o Ciclo de Recife, o Movimento Super 8 e a Retomada do Cinema Pernambucano. Aclamado pela crítica especializada e pelo público em geral, as produções pernambucanas brilham nos festivais nacionais e internacionais com grande representatividade.

“Promover a É Massa – Primeira Mostra do Cinema de Pernambuco em 2013 é prestigiar o cinema brasileiro, trazendo para o público um dos maiores representantes da nossa cinematografia: o cinema pernambucano. Uma oportunidade de mostrar ao publico em geral a notoriedade deste cinema, homenageando nossos cineastas pernambucanos pelo desempenho e dedicação à sétima arte e sua colaboração com o cinema brasileiro”, afirma  Valeria Luna, idealizadora, curadora e coordenadora da Mostra.

Um dos grandes destaques da Mostra são os filmes do Ciclo de Recife. Serão apresentados “Veneza americana” (1924, 68min); “Aitaré da praia” (1925, 60 min), de Gentil Roiz; “A filha do advogado” (1926, 90 min), de Jota Soares, e “Revezes” (1927, 45 minutos). Também haverá sessões de curtas do período Super-8, que abrange os anos 1970, dirigidos por Paulo Bruscky e Celso Marconi. Além disso, estarão em exibição trabalhos mais recentes de diretores e roteiristas como João Falcão (“A Máquina”), Claudio Assis (“Amarelo Manga”), Paulo Caldas (“Baile Perfumado”, com Lírio Ferreira; “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas”, com Marcelo Luna, e “Deserto Feliz”), Marcelo Gomes (“Cinema, Aspirinas e Urubus”), Kleber Mendonça (“O Som ao Redor”), Katia Mesel (“O Rochedo e a Estrela”), entre outros.

A programação inclui ainda uma mesa de debates com diretores que atuam/atuaram no audiovisual pernambucano em épocas diferentes, com mediação de Ricardo Freitas,  doutor em Comunicação e Cultura.

Serviço:
Mostra “É Massa: 1ª Mostra do Cinema de Pernambuco”
Data: de 20 de agosto a 1º de setembro (terça-feira a domingo)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Horário: (verifique a programação)
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô Estação Carioca)
Tel.: (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4,00 inteira; R$ 2,00 meia entrada
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes), Cinema 2 – 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação: Consultar programação
Acesso para pessoas com deficiência

– Mais informações no site da Caixa Cultural: http://www.caixa.gov.br/caixacultural

– Confira a programação completa no site evento: http://artimanhaproducoes.com.br/emassa

 

Anúncios