Foto Espetáculo Urucuia Grande Sertão

Foto: Guillermo Ribas / Divulgação

A trupe Coletivo Peneira apresenta “Urucuia Grande Sertão” neste sábado, dia 24, na Fundação Cidade das Artes. O texto de Eridiana Rosa e Luiz Fernando Pinto é inspirado no conto “A Princesa Adivinhona”, de Luís da Câmara Cascudo, um dos maiores especialistas em folclore da América Latina, autor de mais de 30 livros. No elenco, Alex Teixeira, Anderson Primo, Luiz Fernando Pinto, Michele Lima, Moises Salazar, Pedro Yudi, Thaiane Leal e Rogério Lisil (Ator convidado). A direção é de Marcia do Valle.

A trama se passa em um reino distante, no sertão brasileiro, onde um rei viúvo e solitário, influenciado pelo avançar da idade e a vontade de ter netos, determina que seu fiel servo arrume um rapaz para casar com a jovem princesa. Após o anúncio, surgem muitos pretendentes e, com isso, o patriarca volta a nutrir esperanças, apesar de toda a resistência da moça, que se julga a mais inteligente do império. Para a nobre, nenhum homem é capaz de satisfazê-la intelectualmente. Inspirado por esta narrativa, o grupo traz à tona algumas questões contemporâneas e atuais, como o preconceito social e o amor, em um espetáculo alegre, repleto de música e referências da cultura popular brasileira.

“O Coletivo Peneira é uma trupe que tem a cultura popular brasileira como fonte de inspiração para criações artísticas. Ele foi criado em 2010 por artistas de diversas localidades do estado do Rio de Janeiro, que desempenham um importante papel social por meio da ocupação de espaços públicos ociosos, como praças e parques. Fomentando a criação de redes empreendedoras em toda a Região Metropolitana do Rio, o Coletivo ministrou oficinas de teatro no Centro Cultural A História Que Eu Conto, localizado na comunidade de Vila Aliança, na Zona Oeste da cidade. Também participou do documentário “Bangu Território em Transição”, vencedor do premio na categoria júri popular, do 1º Festival de Curtas Metragens da Vila Kennedy. No ano seguinte, aprovado no edital Microprojetos Mais Cultura – Território de Paz e em parceria com o projeto Bairro Educador, que faz parte do Programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal de Educação do Rio, o grupo se apresentou no circuito fora do eixo central, em colégios municipais, em praça pública, na comunidade do Batan, em Realengo, na Lona Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, e no Teatro Mario Lago, em Vila Kennedy. Em 2012, o espetáculo Urucuia Grande Sertão ganhou os prêmios de melhor direção, melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor iluminação e melhor espetáculo pelo Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro, e recebeu quatro estrelas na crítica da Revista Veja Rio. Já em 2013, participou do Festival de Curitiba (Mostra Fringe), do Festival de Inverno do Sesc, além do Festival de Teatro Universitário (Festu Rio), com a composição Mercadão de Madureira. Atualmente a trupe se reúne ainda para pesquisas teatrais, e apostam em intervenções, considerando que a rua é uma excelente plataforma para a experimentação artística.”

Urucuia Grande Sertão (60min)
Local: Teatro de Câmara da Cidade das Artes (439 lugares) – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca
Data: 24 de agosto, sábado
Horário: 16h
Informações: (21) 3325 0102
Classificação: Livre. Recomendado a partir de 5 anos

Anúncios