Foto: Divulgação/COB

A partir do dia 13 de setembro acontece a exposição “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte” no Museu Histórico Nacional. Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro – COB, a mostra recebe o acervo do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, e vai até o dia 1º de dezembro. A exposição é dividida em nove módulos: Jogos da Antiguidade, O Sonho de Coubertin, Acendendo a Tocha, Cerimônias, Esportes e Medalhas, Mascotes, Rio 2016, Memorabília e Time Brasil, que conectam história, emoção, conhecimento, educação e cultura.

Estarão reunidas cerca de 300 peças que marcaram e representam a trajetória dos Jogos da Era Moderna. Uma parte do material exposto pertence ao Comitê Olímpico Internacional (COI), detentor do principal arquivo do mundo sobre o tema, e outra ao COB. O público poderá interagir com algumas peças históricas dos jogos olímpicos, entre elas a experiência de empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 – com a Tower Bridge ao fundo, tirar fotos ao lado da famosa mascote Mischa (de Moscou, em 1980) e participar de uma simulação de salto em distância. Interações educativas estarão disponíveis em uma sala de cinema, onde também serão exibidos vídeos do acervo do COI.

Os visitantes poderão apreciar objetos raros como a cópia do discurso proferido pelo Barão de Coubertin com a proposta de recriação da competição olímpica, datado de 1892. Outros exemplos de artefatos históricos que fazem parte da exposição são a sapatilha e a medalha do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico nos jogos de Helsinque, em 1952, e Melbourne, em 1956 e o uniforme do tenista suíço Roger Federer, utilizado na conquista de Pequim, em 2008.

Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte
Local: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, s/nº – Centro – Rio de Janeiro (Próximo à Praça XV)
Data: De 13 de setembro a 1º de dezembro de 2013
Horário de visitação: De 3ª a 6ª feira, das 10h às 17:30h / sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h

Anúncios