Foto: Guto Costa

Foto: Guto Costa

Com o tema “Uma celebração à vida”, a inauguração da 18ª edição da maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records, acontece dia 30 de novembro, a partir das 20 horas, no Parque do Cantagalo, na Lagoa. A festa terá um concerto de abertura com encenação do musical “Uma Celebração à Vida”, produzido especialmente para o evento. O ator Daniel Boaventura interpretará Nestor Zampano, um empresário politicamente incorreto que mergulha no passado para descobrir o verdadeiro sentido do Natal. O espetáculo é livremente inspirado em clássicos natalinos como “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, e “O Expresso Polar”, de Chris Van Allsburg, que inspirou o filme homônimo.

A cantora Simone se apresenta acompanhada pelo Coral da Fundação Bradesco e pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com regência do maestro Vantoil de Souza.

A direção musical do evento é de Guto Graça Mello, o roteiro é de Péricles de Barros Júnior e a coreografia e direção de cena são de Carlinhos de Jesus. A direção artística é de Maurício Tavares.

Este ano, a Árvore tem 85 metros de altura, o equivalente a um edifício de 28 andares, 3,1 milhões de microlâmpadas e pesa 542 toneladas. Cerca de 1.200 pessoas (entre produtores, engenheiros, técnicos, artistas etc) estão envolvidas nas etapas de montagem, inauguração, manutenção e desmontagem. A festa chega ao seu auge com o acendimento da Árvore e a tradicional queima de fogos, sincronizada com os efeitos especiais de som e luzes.

A inauguração terá transmissão em tempo real pelo site e em sete “Naves do Conhecimento” – espaços comunitários digitais promovidos pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro, que disseminam a inclusão digital. Exibição nas unidades Alemão, Irajá, Madureira, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz e Vila Aliança. De 30 de novembro a 25 de dezembro, cada um desses locais contará, também, com uma exposição virtual fotográfica com imagens de todas as 18 edições da maior árvore de Natal flutuante do mundo, produzidas por Guto Costa.

Inauguração da Árvore de Natal da Lagoa
Local: Parque do Cantagalo, Lagoa Rodrigo de Freitas
Data: Dia 30/11, a partir das 20 horas

Anúncios