Confira alguns eventos que acontecem no dia que ficou conhecido como a Hora de Clarice:

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O Instituto Moreira Salles – IMS comemora novamente a Hora de Clarice, ocasião do aniversário da escritora Clarice Lispector (1920-1977), e promove o evento “Além do vento há uma outra coisa que sopra  Sete atos com As palavras de Clarice Lispector”, nesta terça, dia 10 de dezembro, às 19h. As atrizes Cláudia Abreu e Malu Mader farão uma leitura de frases selecionadas pelo acadêmico e pesquisador Roberto Corrêa dos Santos, curador do mais recente livro da autora,  As palavras, lançado pela Editora Rocco. A ideia é tornar a data parte integrante do calendário cultural brasileiro. As senhas serão distribuídas 30 minutos antes do evento.

Além da programação especial, o IMS criou há um ano um site dedicado exclusivamente à autora. O endereço é www.claricelispectorims.com.br. O objetivo foi proporcionar um ambiente de pesquisa bastante completo, rigoroso quanto ao mapeamento de informações, que serve não apenas para estudantes do nível médio, mas também para graduandos, pós-graduandos e admiradores da obra de Clarice. No site é possível encontrar a bibliografia da escritora comentada por especialistas; comparações de traduções em diferentes línguas de trechos de seus livros e uma cronologia ilustrada de vida e obra de Clarice feita por Nadia Gotlib, professora de literatura brasileira e estudos comparados de literaturas de língua portuguesa da USP. Gotlib é também autora de uma apresentação em áudio com comentários de fotos de família de Clarice.

Além do vento há uma outra coisa que sopra – Com Cláudia Abreu e Malu Mader
Local: Instituto Moreira Salles – Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea – Tel.: 21 3284-7400 – 21 3206-2500
Data: 10/12, terça-feira, às 19h
Concepção e direção: Roberto Corrêa dos Santos
Atenção! Lugares limitados. Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento.

Outros eventos também comemoram o aniversário da escritora:

– O Midrash Centro Cultural promove Páginas femininas de Clarice Lispector: à procura de um rosto de mulher”,  uma palestra com Aparecida Nunes (Doutora em Literatura Brasileira), seguida de debate mediado por Joice Niskier, com a participação do rabino Nilton Bonder  e da atriz Alessandra Maestrini. O encontro será no dia 10 de dezembro, às 20h, na R. Gal. Venâncio Flores, 182 –  Leblon – Tels.: (21) 2239 1800 / 2222.

Livraria da Travessa Shopping Leblon: Também no dia 10 acontece o “Correio feminino: as crônicas femininas de Clarice Lispector”, um bate-papo com a roteirista Maria Camargo e com as figurinistas Thanara Schonardie e Luciana Buarque, do quadro “Correio de Clarice”, do Fantástico (TV Globo), com mediação de Teresa Montero. A livraria fica na R. Afrânio de Melo Franco, 290, loja 205 A – Leblon – Tel.: (21) 3138-9600.