Foto: Divulgação site MAR

Foto: Divulgação site MAR

Com cerca de 400 obras em formatos variados, como fotografias, esculturas, pinturas, vídeos e artes gráficas, a mostra  “imagináRio” pretende ampliar a discussão em torno da construção social da paisagem carioca ao longo de quatro séculos, agregando trabalhos que apontam para uma contínua reflexão.

A exposição traz um olhar sobre o legado dos grupos étnicos que contribuíram para a formação do tecido social que povoou e deu diferentes contornos à paisagem do Rio de Janeiro, como a presença africana. Recorre a imagens para narrar uma história simbólica da cidade a partir do conceito de lugar de permanência em relação à chegada dos colonizadores europeus e escravos à cidade e a questões como: “Que imagens traziam em sua bagagem? Que imagens da cidade ajudaram a produzir? O que dessa construção se manteve, o que se ressignificou e o que se quis esquecer para dar lugar a outras representações?”

imagináRio” acontece até o dia  16/03/2014, no andar concebido como espaço permanente para exposições dedicadas ao Rio de Janeiro, no Museu de Arte do Rio – MAR. Às terças-feiras a entrada no museu é gratuita.

Exposição imagináRio
Local: Museu de Arte do Rio – MAR – Praça Mauá, 5 – Centro – Tel.: (21) 3031 2741
Período: Até 16/03/2014
Horário das exposições no MAR: Terças (Durante o verão, 10h às 19h /Quarta a domingo, 10h às 17h)
Ingressos: Geral – R$ 8,00 / Meia-entrada – R$ 4,00 (Pessoas com até 21 anos; Estudantes de escolas particulares (Ensino Fundamental e Médio); Estudantes universitários; Pessoas com deficiência; Servidores públicos da cidade do Rio de Janeiro)
Gratuidade:
“Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos.”
Nos demais dias, gratuidade para: Alunos da rede pública de Ensino Fundamental e Médio, Crianças com até 5 anos de idade, Pessoas com idade a partir de 60 anos, Professores da rede pública de ensino, Funcionários de museus, Grupos em situação de vulnerabilidade social em visita educativa, Vizinhos do MAR e Guias de turismo. Em todos os casos é necessário apresentar documentação como comprovante.

Anúncios