Foto/arte: Reprodução internet

Até o dia 18 de maio, o Espaço, que fica em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, vai receber diversos nomes do cenário atual da música carioca em apresentações abertas ao público. De acordo com a organização do evento, o objetivo da 2ª Mostra de Música MovimentAção é fomentar a produção cultural do Rio de janeiro e valorizar os novos expoentes. Entre os artitas que ainda vão se apresentar estão o músico Tiago Iorc, a cantora Aline PaesAbayomy Afrobeat Orquestra e banda Cinebloco. Representantes dos mais diversos estilos subirão ao palco do Espaço Cultural, contemplando vários gêneros, como MPB, soul, jazz, funk, pop e afrobeat.

Além dos shows, está previsto um um intercâmbio musical, com o objetivo de reunir artistas com estilos diferentes para trocarem experiências, conhecimentos e técnicas. Nesse momento, o Projeto Bandas da Escola Sesc de Ensino Médio convida o grupo Funk!NOS!Chama e a cantora e compositora Lenna Pablo. Após o intercâmbio, os artistas participantes farão um pocket show.

Programação:

14/05 (quarta-feira): 19h – Aline Paes

A cantora Aline Paes apresenta o repertório de seu novo show “Batucada Canção”. O espetáculo trata da vocação musical do Brasil, com especial atenção para a riqueza de nosso cancioneiro e de nossos ritmos populares lançando um olhar para a tradição e uma saudação à contemporaneidade. Unindo jovens e consagrados compositores, o repertório é de novidades, seja nas canções inéditas ou nas releituras de Caetano Veloso, Guinga e Dorival Caymmi, que é também homenageado por seu centenário. A ‘batucada’ está presente nos ritmos como maracatu, ijexá, baião, bumba-boi, ciranda e samba de roda. A ‘canção’ está presente em cada história cantada. O calor do batuque se alterna com o lirismo da canção, somados à interpretação forte e original de Aline, que se comunica com o público convidando-o a brincar através do canto e do ritmo.

15/05 (quinta-feira): 19h – Tiago Iorc

Cantor e compositor, lançou em 2008 seu primeiro álbum pela Som Livre. Desde então foram quatro músicas em novelas, uma turnê nacional e o início de uma carreira internacional com shows em Seoul (Coréia do Sul) e uma música em #11 nas paradas do Japão.

16/05 (sexta-feira): 19h – Abayomy Afrobeat Orquestra

Abayomy, em língua Iorubá, é uma palavra plena de significados positivos, algo como “encontro feliz” ou “aquilo que nos dá prazer”. Simboliza a história e a música criada pela orquestra, que surgiu no Rio, em janeiro de 2009, para comemorar o aniversário do maior ícone musical da Nigéria, o Fela Anikulapo Kuti. Nos shows, seus 13 integrantes apresentam uma linguagem musical própria, inspiradas no afrobeat e aplicadas ao universo brasileiro contemporâneo de diversidades rítmicas e sonoridades modernas.

17/05 (sábado): 19h – Cinebloco

As mais memoráveis trilhas sonoras do cinema mundial compõem o repertório do Cinebloco, brass band temática que transforma músicas que marcaram a história da sétima arte em swingadas versões com ritmos brasileiros. Inspirada nas tradicionais fanfarras francesas, a banda propõe uma viagem musical pelo universo cinematográfico, trazendo um show lúdico, interativo e performático, que não deixa ninguém parado. Dez instrumentistas de sopro e cinco de percussão incorporam emblemáticos personagens das telonas. Nos arranjos do Cinebloco, a Marcha Imperial incorpora o percussivo ritmo pernambucano e se transforma em Maracatu Imperial. Nas mãos do diretor musical Guilherme Carrera, as releituras ganham arranjos inéditos em samba, funk, marchinha, coco, maracatu e outros ritmos regionais.

18/05 (domingo): 19h – Pocket show com artistas participantes do intercâmbio musical

Duração: 60 min| Capacidade: 100 lugares | Classificação: livre

Funk!NOS!Chama: Criado em meados de 2009, o quinteto instrumental Funk!NOS!Chama tem como propostas fazer o público dançar ao som de um groove autêntico e marcante. Seu repertório contém músicas de autoria própria, mescladas com releituras de clássicos do SoulFunk americano.

Lenna Pablo: Cantora e compositora, Lenna tem uma largas estrada musical. Atualmente, desenvolve o projeto SoulBrasil, que tem por objetivo levar ao conhecimento do público a soulmusic brasileira, contando cronologicamente por meio da música o como, quando e por quê do seu começo e crescimento até os dias de hoje.

Projeto Bandas: Foi criado em 2010 como extensão das Oficinas de Música, tendo como objetivo desenvolver o trabalho em equipe, promover o aprimoramento musical e estimular o protagonismo juvenil. Além da prática musical, os alunos experimentam outros aspectos, tais como montagem e operação de som, produção e divulgação.

O pocket show será apresentado após um intercâmbio musical realizado mais cedo na mesma tarde, e vai reunir o Projeto Bandas com Lenna Pablo e Funk!NOS!Chama.

Inaugurado em 2009, o Espaço Cultural Escola Sesc promove projetos sistemáticos e ações estruturantes que se entrelaçam, fomentando a diversidade e a cadeia produtiva da cultura. Localizado em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, tem uma variada programação aberta ao público e gratuita, voltada para a democratização da cultura.

2ª Mostra de Música MovimentAção
Local: Espaço Cultural Escola Sesc – Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá
Informações: (21) 3214-7404 / http://espacocultural.escolasesc.com.br / espacoculturalescolasesc@gmail.com
Capacidade: 600 lugares
Classificação: livre
Duração: 90 min

Anúncios