Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 5ª edição do CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol acontece de 22 a 27 de maio no Rio de Janeiro. O evento é o primeiro e único festival de cinema do Brasil e da América Latina dedicado à promoção e exibição de filmes com o futebol como tema. Sua programação inclui mostras competitivas internacionais, mostras especiais, debates, oficinas, concursos de vídeos, homenagens, dentre outras atividades.

Abertura do evento está programada para o dia 22 de maio, às 20:30h, no Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316), com a exibição do longa-metragem “Maracaná La Pelicula”, inédito no Brasil. O filme uruguaio, que estreou mundialmente diante de 10 mil pessoas no estádio Centenário em Montevidéu, traz imagens inéditas da final da Copa de 1950 e promete emocionar também os apaixonados por futebol da capital carioca. A sessão contará com a presença dos diretores do filme, os uruguaios Sebastián Bednarik e Andrés Varela.

Pela primeira vez, a quantidade de filmes brasileiros supera a de internacionais. Para a Mostra Competitiva de Longa-Metragem, foram selecionados 16 filmes, sendo 12 brasileiros e 4 internacionais. Entre os nacionais estão produções do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Os internacionais são produções da da Alemanha, Bulgária, França e uma co-produção Itália/Argentina.

Na Mostra Competitiva de Curta-Metragem são 22 filmes: 12 brasileiros, sendo produções de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul, e 10 internacionais, com filmes da Espanha, Holanda, França, Alemanha, Inglaterra, Japão, Argentina, e uma co-produção da Bélgica/Emirados Árabes/Iraque.

As exibições do CINEfoot acontecem no Espaço Itaú de Cinema (Botafogo), Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF (Centro do RJ), no Cine Santa (Santa Teresa), no CineClube Digital (Fundição Progresso – Lapa), no Cine Manguinhos (Biblioteca Parque de Manguinhos – Benfica) e no PontoCine (Guadalupe). A classificação é livre.

O Festival também acontecerá em São Paulo, de 29 de maio a 3 de junho, e em Belo Horizonte, de 30 de maio a 4 de junho, com entrada franca em todas as sessões. No ano da Copa do Mundo do Brasil, dentre outras celebrações, o evento homenageará os 100 anos da Seleção Brasileira, os 60 anos da camisa canarinho e os 20 anos da conquista do tetracampeonato mundial, conquistado em 1994, nos Estados Unidos.

Para conferir a programação completa, clique aqui e acesse o site do evento!

Anúncios