Evento acontece em homenagem à Copa do Mundo do Brasil

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faltando 10 dias para o início da Copa 2014 de Futebol, o clima da competição toma conta do espaço da zona sul carioca. Durante o mês de junho, o tradicional Ciclo de Leituras da Casa da Gávea, coordenado pela atriz e diretora de teatro Marcia do Valle, apresenta a seção “Futebol e teatro, o jogo“, todas as segundas-feiras, a partir das 21h, com textos de autores como Vianninha e Nelson Rodrigues Filho.

A estreia de hoje, 02 de junho, fica a cargo de “Chapetuba Futebol Clube”, de Oduvaldo Vianna Filho, o Vianninha, com direção de Samir Murad. O texto leva os bastidores do futebol à tona, destacando tipos populares de enorme empatia e comunicabilidade e, ao mesmo tempo, as sórdida engrenagem que fazem a bola girar. São as conhecidas facetas do esporte nacional que adquirem configuração dramática. No elenco, Alexandre Mais, Carlos Seild, Eduardo Nanci, Fabio Duarte, Flavio Lobo, Jorginho Hissa, Mateus Moura, Priscila Xavier, Thiago Paschoa, Victor Campos e Wagner Torres.

No dia 09 é a vez de “Futebol, paixão de Nelson Rodrigues”, de Braz Chediak, Nelson Rodrigues Filho e Maurício Auntoun, com direção de Crica Rodrigues. A obra é uma adaptação de “A vida como ela é”, com a temática de futebol.Madame Cri-Cri, de “Viúva, porém honesta”, juntamente com seu assistente Pola Negri, de “Perdoa-me por me traíres”, resolve reunir alguns personagens representativos da obra Rodrigueana para uma homenagem ao Criador. O elenco é formado por Adriano Vasconcelos, Crica Rodrigues, Glauber Carvalho, Ivan Fernandes, Julio Wenceslau, Luiz Furlanetto, Mateus Sartori, Nara Monteiro, Ricardo Moraes, Ricardo Soares, Roberta Saboya e Sabrine Wolfart.

Já no dia 16 será lido “O pênalti”, de José Carlos Aragão, e direção de Cico Caseira. No final da última partida do campeonato, o árbitro marca um pênalti que pode salvar o clube de um rebaixamento pelo segundo ano consecutivo. O inesperado é que o grande ídolo e artilheiro do time se recusa a cobrar a penalidade com um argumento simples e, ao mesmo tempo, surpreendente. Ele acha que não foi pênalti, e que o juiz teria se equivocado na marcação. Participação do Grupo Melanina Carioca

Comédia Futebol Clube”, de Carla Araújo, com direção de Anselmo Vasconsellos, encerra o ciclo “Futebol e teatro, o jogo” no dia 30. Da exaltação da torcida ao futebol arte, da pelada entre amigos às baladas com “Maria Chuteiras”, o texto apresenta cenas que compõe o ambiente hilário e despojado da uma paixão nacional. Com Carla Araújo, Diego Rodda, Juliano Dip, Natália Albuk no elenco e trilha sonora de Moraes Moreira.

Ciclo de Leituras Dramatizadas do Sesc Casa da Gávea
Horário: 21h
Local: Sesc Casa da Gávea (80 lugares): Praça Santos Dumont, 116 – Gávea
Informações: (21) 2239-3511
Classificação: 14 anos

 

Anúncios