Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Haverá debate com a equipe do filme e convidados após a sessão

Na próxima quinta-feira, dia 11 de setembro, às 19h, o espaço Cinema Nosso promove a exibição do curta-documentário Um olhar sobre o Pataxó Norte Mineiro, filme de Tiago M. Souza e Sandra Lima, que aborda a questão indígena e mostra o cotidiano e a cultura da tribo Pataxó do Sul Mineiro.

Sinopse: “Um olhar sobre o Pataxó Norte Mineiro” é um documentário com depoimentos de uma parte da tribo Pataxó que vive no Norte de Minas Gerais, em uma região chamada Terras Guarani, no município de Carmésia. Com uma dinâmica bem simples, os autores procuram na própria narrativa dos habitantes daquela região uma visão sobre as transformações em suas vidas pós o deslocamento de sua terra de origem e a própria interferência antropológica desde o novo espaço geográfico a “cultura do homem branco” em seu cotidiano.

Cinema Nosso: é uma instituição sociocultural com mais de 10 anos de atividades. Sua missão é a democratização do audiovisual para a juventude carioca. Somos hoje, uma das maiores escolas populares de Audiovisual da América Latina, realizando cursos, oficinas, produções, palestras, mostras, sessões de cinema e festivais. Situada em um casarão do século XIX no coração da Lapa, no Rio de Janeiro, a organização prioriza o estímulo à reflexão e ao respeito, diversidade, pluralidade e cultura popular. A ação foi iniciada a partir do processo de produção do filme “Cidade de Deus”dos diretores Fernando Meirelles e Kátia Lund. O Espaço Cinema Nosso possui 58 lugares. Equipada com tecnologia digital 3D, é uma sala de cinema de rua alternativa e polivalente que viabiliza o acesso ao audiovisual, a formação de público e também se configura enquanto local de criatividade e descontração.”

Sessão Um olhar sobre o Pataxó Norte Mineiro
Data: 11/09
Horário: 19h
Local: Espaço Cinema Nosso – Rua do Rezende, 80 – Lapa – Rio de Janeiro/RJ – Tel.: (21) 2505-3300
Capacidade: 58 lugares

Anúncios