| Unidade em Engenho de Dentro promove mostra ao sábados |

Em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, o Sesc Engenho de Dentro realiza uma mostra especial que retrata personagens e paisagens da Cidade Maravilhosa como tema principal, de 7 a 28 de fevereiro, sempre aos sábados, às 15h.

Incluindo bate papo após a exibição dos filmes, a “Mostra de Filmes Visões: um olhar sobre o cinema” apresenta os títulos “A Opinião Pública”, “Marcelo Zona Sul – 1970”, “Leila Para Sempre Diniz”, “Por Gentileza” e “L.A.P.A.” com entrada gratuita e distribuição de pipoca para os espectadores.

Mostra de Filmes Visões: um olhar sobre o cinema
Local: Sesc Engenho de Dentro – Av. Amaro Cavalcanti, 1661 – Engenho de Dentro – Rio de Janeiro – RJ / Tels.:  (21) 3822-4830 / 3822-9529
Período: 7 a 28/2, às 15h

Confira as sinopses a seguir:

7/2 – A Opinião Pública

Foto: Sesc Rio / Reprodução

Foto: Sesc Rio / Reprodução

Por meio de depoimentos de estudantes, a classe média carioca é retratada de maneira a salientar seus gestos, seus gostos e, sobretudo sua distância da realidade brasileira.
Direção: Arnaldo Jabor. Duração: 71 min. Cor: p&b. Ano: 1967
Classificação:12 anos.

 

 

 

 

 

 

 

14/2 –  Marcelo Zona Sul – 1970

Foto: Sesc Rio / Reprodução

Foto: Sesc Rio / Reprodução

O cotidiano da juventude carioca no final dos anos 1960 e o choque com os valores morais dos adultos são o tema desta comédia, na qual as praias e ruas de Copacabana servem como pano de fundo para as aventuras de quatro adolescentes num dia de gazeta escolar. Marcelo,
personagem central, é filho de um burocrata de classe média e líder rebelde do grupo. Inconformado com a realidade que o cerca, ele foge em companhia do amigo Miguel para sua “grande aventura”.
Direção: Xavier de Oliveira. Duração: 104 min. Cor: P&B.
Classificação: 12 anos

 

21/2 – Leila Para Sempre Diniz

Foto: Sesc Rio / Reprodução

Foto: Sesc Rio / Reprodução

A partir de trechos de filmes dos quais participou como atriz profissional, depoimentos de amigos e imagens em Super-8 de um filme sobre ela, o documentário revela flagrantes da intimidade de Leila Diniz. A atriz, que teve sua carreira tragicamente interrompida por um desastre de avião, exerceu grande influência nas gerações dos anos 1960 e 1970, por sua espontaneidade, irreverência e inquietação criativa.
Duração: 9 min. Cor: colorido. Ano: 1976
Direção: Mariza Leão e Sérgio Rezende

 

 

 

 

 

Por Gentileza

Foto: Sesc Rio / Reprodução

Foto: Sesc Rio / Reprodução

O filme documenta a experiência do diretor que incorpora seu personagem, o Profeta Gentileza, e sai à rua para interagir com as pessoas. Marcante personagem da cidade do Rio de Janeiro, o Profeta Gentileza atuava no “lado B” da cidade, pregando que “Gentileza gera gentileza”.Direção: Dado Amaral. Duração: 14 min. Cor: colorido. Ano: 2002Classificação: 14 anos.

 

 

 

 

28/2 –  L.A.P.A.

Foto: Sesc Rio / Reprodução

Foto: Sesc Rio / Reprodução

Lapa: bairro boêmio do Rio de Janeiro, tradicional reduto de sambistas. Hoje é também ponto de encontro de MCs e do rap. L.A.P.A: um filme sobre o bairro da Lapa. Um filme sobre o rap carioca.
Direção: Cavi Borges. Duração: 74 min. Cor: colorido. Ano:2008
Classificação: 12 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Site Sesc Rio

 

 

Anúncios