| Evento terá a participação do diretor do documentário longa-metragem e será realizado no Dia Nacional da Poesia, 14 de março |
Foto de Manoel de Barros

Foto: Reprodução

A Fundação Cidades das Artes, na Barra da Tijuca, promove a exibição do filme “Só Dez Por Cento é Mentira”(2008), do diretor Pedro Cezar, às 16h. Às 17h, Cezar e a jornalista e poeta Bianca Ramoneda participam de uma conversa sobre a produção.

Só Dez Por Cento é Mentira é um original mergulho cinematográfico na biografia inventada e nos versos fantásticos do poeta sulmatogrossense Manoel de Barros.
Alternando sequências de entrevistas inéditas do escritor, versos de sua obra e depoimentos de “leitores contagiados” por sua literatura o filme constrói um painel revelador da linguagem do poeta, considerado o mais inovador em língua portuguesa.
Só Dez Por Cento é Mentira ultrapassa as fronteiras convencionais do registro documental. Utiliza uma linguagem visual inventiva, emprega dramaturgia, cria recursos ficcionais e propõe representações gráficas alusivas ao universo extraordinário do poeta.
Procurando resignificar às “desimportâncias” biográficas e à personalidade “escalena” de Manoel de Barros o diretor Pedro Cezar, responsável pelo roteiro e pela narração, pontua o filme com momentos de breves testemunhos ao fundo, como fizera em seu primeiro longa metragem, Fabio Fabuloso. Narrado na maior parte das vezes em tom pessoal o filme busca, sobretudo, “uma voz que aproxime-se da simplicidade e da afetividade do personagem e que se afaste da soberba e da pretensão de uma análise teórica sobre poesia no idioleto manoelês”.
Manoel de Barros tem 93 anos, cerca de 20 livros publicados e vive atualmente em Campo Grande. Consagrado por diversos prêmios literários, é atualmente o escritor brasileiro que mais vende no gênero poesia.
Só Dez Por Cento é Mentira ganhou os prêmios de melhor documentário longa-metragem do II Festival Paulínia de Cinema 2009 e os prêmios de melhor direção de longa-metragem documentário e melhor filme documentário longa-metragem do V Fest Cine Goiânia 2009.”

Homenagem a Manoel de Barros – Dia Nacional da Poesia – Exibição do filme “Só Dez Por Cento é Mentira”
Local: Sala de Leitura da Fundação Cidades das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro / RJ – Tel.: (21) 3325 0102
Data: Dia 14/03, sábado
Horário: 16h, exibição do filme; 17h30, conversa sobre o longa com o diretor Pedro Cezar e a jornalista e poeta Bianca Ramoneda

Veja também: Cia. do Solo realiza sarau com poesias de Manoel de Barros na Cidade das Artes. Mais informações no link http://wp.me/pGfCs-147.

Anúncios