| Encontro em comemoração ao Dia Internacional da Mulher discutirá o papel das mulheres na construção do campo científico |

Foto: Pavilhão da Luneta Equatorial 21 cm/ Crédito: Renata Bohrer (MAST)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promove a mesa-redonda “Mulheres nas ciências: Experiências e Perspectivas“, onde será discutido o papel das mulheres na construção do campo científico.

Qual a participação das mulheres na ciência? Por que seguir uma carreira científica? Quais as dificuldades encontradas? No encontro serão discutidas essas e outras questões relacionadas ao papel das mulheres na construção do campo científico. O evento acontece no dia 05 de março, às 14h, no auditório do prédio anexo do Museu. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (21) 3514-5233. As vagas são limitadas!

O evento, que será transmitido online pelo site www.mast.br, contará com a participação das palestrantes Moema Vergara, pesquisadora titular do MAST e professora da PPGH/UNIRIO; Patrícia Spinelli, doutora em Astrofísica e pesquisadora adjunta do MAST; Maria Esther Valente, doutora em Ensino e História de Ciências da Terra, pela Unicamp e pesquisadora sênior do MAST; e Fabiana Munhóz, doutora em Ótica, Fotônica e Processamento do Sinal, e gerente de Open Research no Departamento de Pesquisa e Inovação da L’oréal Brasil.

Após o debate, às 16h, haverá Visita Orientada pelo Museu e a atividade Observação do Sol. O MAST possui telescópios e filtros para a observação do Sol de forma segura. Através deles, podemos observar as manchas solares, observadas pela primeira vez com uma luneta por Galileu Galilei, no século XVI. Estas manchas são regiões do Sol mais frias que aquelas de seu entorno.

Os participantes também serão convidados a conhecer o maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia. Em um passeio pelo campus do MAST, eles terão a oportunidade de estar em contato com exemplos típicos da arquitetura e da engenharia para a astronomia dos primórdios do século XX. Além de visitar as exposições localizadas no prédio sede do Museu e em alguns pavilhões de lunetas centenárias, e conhecer o segundo maior meteorito do Brasil, o Meteorito Santa Luzia de Goiás.

 Resumo dos currículos das palestrantes:

Moema de Rezende Vergara: pesquisadora titular do MAST e professora da PPGH/UNIRIO e PPGEFHC/UFBA E UEFES. Pesquisa sobre história da ciência no Brasil no século XIX.

Patrícia Figueró Spinelli: doutora em Astrofísica pelo Instituo Max Planck, Alemanha. Pesquisadora adjunta do MAST e professora do curso de Especialização em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde FIOCRUZ/MAST/Jardim Botânico. Atua na área de divulgação da ciência, especialmente Astronomia. É membro fundador do Programa Galileo Mobile.

Maria Esther Valente: é doutora em Ensino e História de Ciências da Terra, pela Unicamp. Pesquisadora sênior do MAST, atuando nas áreas de divulgação da ciência e educação em museus. É professora do Programa de Pós Graduação em Museologia, UNIRIO/MAST, do curso de Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia PPACT/MAST e do curso de Especialização em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde FIOCRUZ/MAST/Jardim Botânico.

Fabiana Munhóz: é doutora em Ótica, Fotônica e Processamento do Sinal pela Universidade Paul Cézanne, em Marselha, França. É gerente de Open Research no Departamento de Pesquisa e Inovação da L’oréal Brasil. É responsável pelos projetos relacionados ao cabelo, seja na caracterização física e química da fibra capilar ou na busca por novos tratamentos capilares.

Programação: 
Dia das Meninas no MAST
Data: dia 05 de março, quinta-feira
Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) – Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ Tel.: (21) 3514-5233
Abertura: 14h
Mesa-redonda: “Mulheres nas Ciências: Experiências e Perspectivas” – 14:30h
Observação do Sol e Visita Orientad: 16h

Anúncios