Foto eternxa da Cidade das Artes

Foto: Nelson Kon

O Cidade Literária, um dos projetos do programa de Arte e Educação da Cidade das Artes, segue com sua programação diversificada voltada para crianças, jovens e adultos. São promovidas palestras, exibição de filmes, exposições, aulas de arte, saraus e apresentações teatrais.

Durante o mês de março, a iniciativa gratuita acontece às quartas e sábados, mas, eventualmente, abre espaço para eventos paralelos, como, por exemplo, grupos de leitura sobre temas variados, realizados às sextas-feiras.

 

Em homenagem ao aniversário de 450 do Rio de Janeiro, a Sala de Leitura recebe uma exposição de livros sobre a cidade até o fim do mês, porém, após esse período, as obras ficarão disponíveis no acervo para consulta. Entre os títulos da mostra estão Guia Carioca da Gastronomia de rua 2 (Sergio Bloch, Ines Garçoni, Marcos Pinto), História do Rio de Janeiro através da Arte (Luciana Sandroni) e História do Teatro do Rio de Janeiro (Bárbara Heliodora).

 

Os eventos da Cidade Literária são abertos a todos, embora algumas atividades possuam faixa etária definida ou número de participantes limitado. As inscrições podem ser feitas por telefone ou no local (senhas são distribuídas com uma hora de antecedência).

 

Programação de março de 2015:

 

Projeto Teatro Shekespeariano – Às sextas-feiras. Dias 13, 20 e 27, das 15h às 16h30.

 

O projeto Teatro Shakespeariano, do grupo Interlocuções: Psicanálise e Literatura, propõe a leitura comentada da obra Hamlet, do autor britânico William Shakespeare. A estreia da iniciativa é dia 13 de março, com a palestra “Hamlet– Tragédia de um Príncipe ou Tragédia de um Estado?”, regida pelo professor Leonardo Berenger. Os dias 20 e 27 também estão na programação. O objetivo do encontro é discutir a divisão subjetiva da célebre indagação “ser ou não ser”, delimitando o conceito de neurose em sua dupla estrutura: histeria e obsessão.

 

Homenagem a Manoel de Barros, Dia Nacional da Poesia – Dia 14 de março, às 16h.

Como homenagem ao poeta Manoel de Barros e ao Dia Nacional da Poesia, haverá a exibição do filme-documentário sobre o autor, Só Dez Por Cento é Mentira. Às 17h, o diretor Pedro Cezar e a jornalista e poeta Bianca Ramoneda farão um bate-papo sobre o longa-metragem. 

Conversa com a escritora Flávia Lins e Silva sobre seus livros – Dia 18 de Março, às 14h.

A Sala de leitura abre as portas para um debate com a escritora e roteirista Flávia Lins e Silva. Ela já publicou mais de 15 livros para crianças e jovens, entre eles, os quatro volumes da série Diário de Pilar, cujos direitos foram vendidos para Argentina, México, Alemanha, Polônia, China e França. Roteirista de cinema e televisão, a autora integrou o quadro de escritores da TV Globo durante 15 anos, além de ter criado o seriado Detetives do Prédio Azul, para o canal Gloob.

 

Dia Nacional do Circo, espetáculo A Mágica do Riso, com o mágico Patrick – Dia 28 de Março, às 15h.

 

A Mágica do Riso apresenta uma maneira inusitada de se fazer mágica, ao dar valor à brasilidade e pluralidade da arte do ilusionismo. Entre os números conduzidos pelo mágico Patrick estão manipulação, mágicas cômicas e clássicas, além de efeitos surpreendentes.

 

Cidade Literária
Local: Sala de Leitura da Cidade das Artes – Av. das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ / Tels.: (21) 3325 0102 / 3328 5300
Atenção! Estacionamento: R$ 8,00 (de segunda a sexta, até às 18h) / R$10,00 (de segunda a sexta, após às 18h; sábados e domingos)

 

Anúncios