| Encontro terá exibição do filme “Escolarizando o mundo: o último fardo do homem branco”, seguida de um bate-papo sobre propostas e práticas inovadoras em escolas |
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No dia 17 de março, às 18:30h, o Cinema Nosso promove mais uma sessão do Ciclo Mídia Educação. Será exibido o filme Escolarizando o mundo: o último fardo do homem branco, de Carol Black (2010, 65′) – Schooling the World – e, logo após a exibição, haverá um bate-papo sobre propostas e práticas inovadoras em escolas. O debatedor será o professor Pedro Henrique Gomes.

O objetivo do evento é mostrar projetos bem sucedidos e estimular a reflexão sobre mudanças necessárias no ambiente escolar, principalmente, através da linguagem audiovisual.

“Sinopse: O filme é uma co-produção americana e indiana. Dirigido e editado por Carol Black, aborda de forma contundente o fato de a educação escolar ter servido, ao longo dos últimos séculos, à colonização e estar servindo, atualmente, à homogeneização cultural. Em outras palavras, com o documentário se mostra um lado perverso da educação para o qual nem sempre voltamos os olhos: a possibilidade de, se mal utilizada, a escola servir à extinção das culturas e à perda da diversidade cultural. O filme procura tornar explícitas as premissas ocultas por trás de projetos de escolarização em andamento em várias partes do mundo. Entre elas, destaca-se a falsa ideia de que os valores e o modo de vida ocidental são superiores e absolutos, vias de acesso garantido para uma vida melhor.

Cinema Nosso: é uma instituição sociocultural com mais de 12 anos de atividades. Sua missão é a democratização do audiovisual para a juventude carioca. Somos hoje, uma das maiores escolas populares de Audiovisual da América Latina, realizando cursos, oficinas, produções, palestras, mostras, sessões de cinema e festivais. Situada em um casarão do século XIX no coração da Lapa, no Rio de Janeiro, a organização prioriza o estímulo à reflexão e ao respeito, diversidade, pluralidade e cultura popular. A ação foi iniciada a partir do processo de produção do filme“Cidade de Deus” dos diretores Fernando Meirelles e Kátia Lund.
O Espaço Cinema Nosso possui 58 lugares. Equipada com tecnologia digital 3D, é uma sala de cinema de rua alternativa e polivalente que viabiliza o acesso ao audiovisual, a formação de público e também se configura enquanto local de criatividade e descontração.

Sessão Ciclo Mídia e Educação
Exibição do filme Escolarizando o Mundo: o último fardo do homem branco, de Carol Black (2010, 65´)
Local:
Espaço Cinema Nosso – Rua do Rezende, 80, Lapa – Rio de Janeiro – Tel.: 21.25053300
Data:
dia 17/03
Horário:
às 18:30h

Você encontra mais informações sobre o documentário no site http://www.schoolingtheworld.org.

Anúncios