| Apresentação marca o início do projeto “RIO QUE TE QUERO RISO”, dentro dos festejos dos 450 anos da cidade |
Foto de atores do Centro Teatral e Etc e Tal

Foto: Mariana Rocha / Divulgação

O premiado grupo Centro Teatral e Etc e Tal iniciará seu projeto “RIO QUE TE QUERO RISO – Teatro-Mímica-Humor nas Arenas e Lonas” pela cidade. A abertura da temporada será com a estreia  da peça infantil “De Férias no Sítio”, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, de 21 a 29 de março, sábados e domingos, às 11 horas – com sessão dupla no dia 29 às 11h e 12h.

Sempre com entrada gratuita, o projeto concentrará as mesmas características de linguagem que o Etc e Tal utiliza há 22 anos: Teatro-Mímica-Humor. O trio de cômicos formado por Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo seguirá visitando as Arenas Cariocas e Lonas Culturais da cidade até julho – serão ao todo 36 apresentações de diferentes espetáculos da companhia para adultos, jovens e crianças, além de oficinas de humor e música. Uma exposição fotográfica sobre a trajetória do grupo acompanhará cada apresentação da trupe.

Sobre o espetáculo

Utilizando a exclusiva “Pantomima Literária” (narração simultânea à ação em mímica), “De férias no sítio” é inspirado na obra clássica de José Bento Monteiro Lobato que remete às férias do personagem Pedrinho passadas no lendário Sítio do Pica-Pau Amarelo. O Etc e Tal subverte a leitura do espectador apresentando, através da técnica corporal e da mímica, os personagens – marca registrada do grupo.  Pedrinho sai em férias e tem um árduo caminho a percorrer até o sítio de sua avó, onde se envolve em hilariantes confusões ao sair para uma caçada em que se depara com o terrível e arteiro Saci.

Com preparação mímica e direção de Alvaro Assad, os cenários e figurinos de Raquel Theo são baseados nos desenhos e traços dos movimentos mímicos dos integrantes do Etc e Tal. E, com o fundo neutro, com cores primárias fortes, criam um ambiente para as ações mímicas levarem o imaginário do pequeno espectador nesta encenação. E o inusitado é a atuação ser surpresa, ou seja. O trio decide minutos antes qual dupla entrará em cena e quem narrará ou atuará nessa “Pantomima Literária”. Melissa e Marcio, Alvaro e Melissa ou Marcio e Alvaro. Mesmo espetáculo? Sim, mas 3 diferentes composições com improvisações esperadas.

O projeto

Inserido nas comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Secretaria Municipal de Cultura através do Programa de Fomento Carioca 2014), o projeto “RIO QUE TE QUERO RISO – Teatro-Mímica-Humor nas Arenas e Lonas” do Centro Teatral Etc e Tal se propõe a compor a diversificada programação artística das Arenas Cariocas, Lonas Culturais e Parque das Ruínas, alcançando diferentes bairros, promovendo sessões gratuitas e troca de experiências.

O público carioca poderá conferir as peças em que o grupo utiliza a Pantomima Literária (narração simultânea à ação em mímica), um repertório de espetáculos tanto para crianças quanto para adultos que ultrapassa a barreira da língua e mergulha a fundo na pesquisa realizada por seus componentes. Os espetáculos que farão parte dessa programação, além de “De férias no sítio” (todas idades / Infantil), são “Fulano & Sicrano” (para jovens e adultos) e “Victor James” (todas as idades/infantil). Também será realizada a Oficina de Humor e Música com o artista Joaquim de Paula e a exposição fotográfica dos 22 anos do ETC E TAL.

De Férias no Sítio
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas – End.: Rua Murtinho Nobre, 169 Santa Teresa – Tels.:  2215.0621 / 2224.3922
Período: 21 a 29 de março de 2015, sábados e domingos, às 11h
*29 de março (domingo) com sessão dupla às 11h e 12h
Duração: 45 minutos
Indicação: acima de 05 anos
Classificação: livre

Anúncios