| Parceria do Rio Ônibus com instituições culturais contará com guias e apresentações exclusivas do Projeto Mobilidade Sonora e da Orquestra Violões do Forte Copacabana |
Foto/arte: Divulgação

Foto/arte: Divulgação

Passar um domingo aproveitando as atrações culturais mais concorridas da cidade com entradas e transporte gratuitos. Essa é a iniciativa do Rio Ônibus, através do Programa Circulando Cultura. O Circuito Cultural Rio Ônibus – Edição Rio 450, em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, levará cariocas e turistas aos principais museus do Centro da cidade e ao Theatro Municipal.

Nos domingos, dias 22 e 29 de março, o projeto vai levar o público em ônibus com ar condicionado e piso baixo, para facilitar o embarque e desembarque, e janelas grandes, permitindo que o passageiro aprecie a vista do Rio durante o passeio. Para receber os participantes do projeto, o Museu Histórico Nacional estará, excepcionalmente, aberto das 10h às 18h.

Entre atrações estão o MAR (Museu de Arte do Rio), CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), Museu Nacional de Belas Artes, MHN (Museu Histórico Nacional), Espaço Meu Porto Maravilha, IPN (Instituto Pretos Novos) e o Theatro Municipal. Em suas três edições anteriores, o Circuito Cultural Rio Ônibus realizou mais de 17 mil viagens a diversos pontos e instituições culturais da cidade.

Entre as atrações programadas para o dia 22 está a apresentação do Projeto Mobilidade Sonora, com orquestra Projeto Villa-Lobos e as crianças executando músicas de Villa-Lobos, às 11h, no CCBB. No domingo seguinte (29/03), o projeto se apresenta no Museu Histórico Nacional, às 11h.  Já na parte da tarde, o MHN recebe as orquestras Violões do Forte Copacabana e SindiRefeiçõesRJ, às 16h.

Entre as principais exposições que poderão ser conferidas estão Kandinsky (CCBB), Galeria de Arte Brasileira e Mostra Candido Portinari (MNBA), Do Valongo à Favela (MAR), Exposição Rio Bairros (MNH), Exposição “450 Maneiras de Amar o Rio” (Porto Maravilha), um pouco da história da escravidão no Brasil (IPN) e muitos outros. O Theatro Municipal distribuirá senhas para sua programação.

Os visitantes poderão embarcar e desembarcar em qualquer ponto do roteiro, permanecendo por quanto tempo desejarem em cada atração, que neste dia terão entradas gratuitas para suas principais exposições. Não é preciso inscrição prévia. O evento é aberto a todos. Haverá ainda saída a pé do MAR para o Porto, com guias.

Para guiar o circuito, haverá guias do curso de Turismo da Faetec nos ônibus e nas instituições. Os estudantes vão orientar os visitantes durante o passeio, com a distribuição de folhetos com o histórico e curiosidades de cada instituição, além das atrações específicas do evento.

Os ônibus, com ar-condicionado, farão o circuito parando em pontos que estarão sinalizados com placas com a identidade visual do evento, no período entre 10h e 18h. Os veículos tem piso baixo para facilitar a entrada e saída dos passageiros. O projeto orienta que os passageiros levem filtro solar, chapéu e água e façam sua programação organizando o seu tempo no circuito.

Serviço:

Dias 22 e 29 de maio, domingo

Atrações:
– Centro Cultural Banco do Brasil
– Museu de Arte do Rio (MAR)
– Museu Histórico Nacional
– Museu Nacional de Belas Artes
– Theatro Municipal
– Espaço Meu Porto Maravilha
– Instituto Pretos Novos

Horário: Das 10h às 18h (horário do último ônibus em cada instituição)
Frota: 6 veículos (5 rodando e 1 reserva)
Intervalo entre os carros: 10 minutos (ou menor, dependendo da demanda)
Tempo de Viagem: 40 minutos
Extensão: 8,720 Km

Mapa do Circuito

Mapa do Circuito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itinerário:

Vias e Ruas – Pontos de Parada
AVENIDA BARÃO DE TEFÉ – Porto Maravilha
RUA COELHO E CASTRO
RUA ARGEMIRO BULCÃO
AVENIDA VENEZUELA – MAR
PRAÇA MAUÁ
AVENIDA RIO BRANCO
RUA ARAÚJO PORTO ALEGRE, esquina Rua México, Theatro Municipal/MNBA
AVENIDA PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
RUA Mal. AGUINALDO CAIADO DE CASTRO – MHN
AVENIDA ALFRED AGACHE
AVENIDA GENERAL JUSTO
AVENIDA MARECHAL CÂMARA
AVENIDA FRANKLIN ROOSEVELT
AVENIDA PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
RUA PRIMEIRO DE MARÇO
PÇA PIO X – CCBB
RUA VISCONDE DE INHAÚMA
AVENIDA MARECHAL FLORIANO
RUA ACRE
PRAÇA MAUÁ
RUA SACADURA CABRAL
PRAÇA DA HARMONIA – Instituto Pretos Novos
RUA DO PROPÓSITO
RUA ANTÔNIO LAGE
AVENIDA VENEZUELA
AVENIDA BARÃO DE TEFE – Porto Maravilha

Anúncios