Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

| No Rio, a exposição ocorre de 05 a 10 de agosto, com mostra de fotos, moda, artesanato, música e outras atrações |

O governo de Omã e sua embaixada em Brasília promovem a mostra “Dias Culturais de Omã no Brasil“, com exposições e apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro. De 28 de julho a 03 de agosto, a mostra ocorre no Shopping Eldorado, na capital paulista, e, de 04 a 10 de agosto, no Rio Design Barra, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. O evento tem apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A mostra contará com exposições de fotografias, documentos religiosos, obras de arte, manuscritos, artesanato e moda. Haverá ainda apresentação musical, a presença de um calígrafo e de uma mulher que faz pintura de hena nas mãos.

“O evento tem como objetivo aumentar o conhecimento do povo brasileiro sobre Omã, para que eles (brasileiros) conheçam imagens do país e sua história. Queremos apresentar Omã em todos os aspectos”, disse Khalid Al Jaradi, embaixador de Omã em Brasília.

Para o diplomata, “toda a exposição é muito interessante”, mas ele acredita que o calígrafo e a pintura de hena serão as atrações que mais agradarão ao público. Para chamar a atenção dos brasileiros para a mostra, a embaixada promoverá cerimônias de abertura nas duas capitais. A de São Paulo ocorre no dia 28 de julho e a do Rio de Janeiro, em 04 de agosto. As cerimônias terão coquetéis e apresentações musicais típicas, sendo abertas ao público.

Para divulgar sua cultura no Brasil, o governo de Omã enviará uma delegação de 43 pessoas para realizar o evento. A missão será liderada pelo príncipe Fatek Bin Fahar Bin Timor Al Said, secretário-geral do Ministério do Patrimônio e Cultura do Sultanato de Omã.

O país do Oriente Médio tem 309,5 mil quilômetros quadrados e uma população de mais de quatro milhões de habitantes. Omã é um dos países membros do Conselho de Cooperação do Golfo, bloco econômico também composto por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos e Kuwait.

“Há muitas similaridades entre Omã e o Brasil. Por exemplo: os povos são muito amigáveis, recebem muito bem os estrangeiros, são tolerantes e respeitam as pessoas”, destaca Jaradi.

Exposição “Dias Culturais de Omã no Brasil”

São Paulo:
Cerimônia de abertura: Dia 28 de julho, às 19h30
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Exposição Dias Culturais de Omã no Brasil
Período: De 28 de julho a 03 de agosto
Local: Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros

Rio de Janeiro:
Cerimônia de abertura: Dia 04 de agosto, às 19h30
Local: Casa França-Brasil – Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro
Exposição Dias Culturais de Omã no Brasil
Período: De 04 a 10 de agosto
Local: Rio Design Barra – Av. das Américas, 7777 – Barra da Tijuca
Mais informações na página da mostra no Facebook: facebook.com/culturaoma

Anúncios