|Programação inclui oficina de poesia, show de blocos carnavalescos, roda de chorinho, capoeira e apresentação teatral|
Foto da Praça Mauá Revitalizada

Foto: Thales Leite / Reprodução Facebook MAR

Depois de ficar quatro anos fechada para obras do Porto Maravilha, a Praça Mauá será reaberta neste domingo, dia 06 de setembro, a partir das 09h30. Ao longo de todo o dia, a programação inclui oficina de poesia, show de blocos carnavalescos, roda de chorinho, capoeira, apresentação teatral, feira gastronômica com quituteiras tradicionais da Região Portuária e food trucks, artesanato, oficina e distribuição de balões. A reinauguração marca uma nova fase da área central da cidade e a reocupação da praça, que ganhará programação cultural própria.

Com a revitalização, a cidade reencontra sua história e reaproxima o Centro do mar. Transformada em esplanada, a Praça Mauá “cresceu” até a beira da Baía de Guanabara. Além disso, o fechamento da Avenida Rio Branco como área de lazer neste domingo, das 7h às 18h, cria a ligação com o Aterro do Flamengo. A Prefeitura do Rio vai implantar esquema especial de trânsito neste primeiro fim de semana, com dois cruzamentos da avenida abertos com o auxílio de operadores de tráfego, nas avenidas Beira-Mar e Presidente Vargas.

A Riotur inaugura um novo centro de informações turísticas, em frente à Praça Mauá, no interior do prédio do Touring Club, do Terminal de Cruzeiros Marítimos. A loja funcionará das 9h às 17h, de segunda-feira a sábado. O posto oferecerá aos moradores, visitantes de outros bairros e turistas material sobre a cidade e dicas dos principais pontos turísticos, restaurantes, hotéis e demais serviços.

Na reinauguração, a Prefeitura do Rio apresentará uma escultura de 25 metros com a inscrição #cidadeolimpica. Visitantes poderão tirar fotos tendo como paisagem a Baía de Guanabara e o Museu do Amanhã. As letras que formam a hashtag foram grafitadas por artistas plásticos.

Programação:
9h30 – Blocos e escolas de samba da Região Portuária (Vizinha Faladeira e Liga dos Blocos da Zona Portuária)
11h – Samba na Praça com o grupo Choro da Pedra do Sal
13h – Cia de Mysterios e Novidades apresenta espetáculo Chegança do Almirante Negro na Pequena África
14h – Museu de Arte do Rio (MAR) promove a atividade Forma das Palavras na Praça
14h – Roda de capoeira
15h – Cia EnvieZada – espetáculo Modesta Proposta Gourmet

Atividades ao ar livre:
Das 9h30 às 14h – Maquiagem artística para crianças, oficinas de arte com balões e distribuição de balões
Durante todo o dia – Gastronomia com Movimento Sabores do Porto e cinco caminhões de Food Truck (Frites, Nômade, Carolinas, Sudtruck e Biboca)

Mais informações sobre o esquema de trânsito e transporte estão disponíveis no site da Prefeitura, que montou um esquema especial para o fechamento da Avenida Rio Branco, das 7h às 18h deste domingo, que funcionará como área de lazer entre o Aterro do Flamengo e a Orla Prefeito Luiz Paulo Conde.

 

 

Anúncios