| Projeto “Escolinha Bike para Crianças” tem como objetivo estimular o papel de cidadãos responsáveis no trânsito |
Foto do Bosque da Barra

Foto: Rio Guia Oficial / Reprodução

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) realiza neste fim de semana, dias 5 e 6 de dezembro, no Parque Natural Municipal Bosque da Barra, a “Escolinha Bike para Crianças“. A atividade, que acontecerá das 9h às 16h, faz parte das ações de conscientização do “Rio, Capital Urbana da Bicicleta”. A programação é gratuita e aberta para crianças de dois a sete anos. O projeto tem como objetivo estimular, desde cedo, o papel de cidadãos responsáveis no trânsito, exercendo os diversos papéis que podem ocupar no dia a dia das cidades: pedestres, ciclistas ou motoristas.

Através de aula teórica descontraída, os pequenos ciclistas aprendem regras básicas de trânsito como a importância da faixa de pedestres, respeito aos semáforos e interpretação de algumas placas, como por exemplo, manter 1,5m de distância dos ciclistas. Após a teoria e sempre na companhia de monitores, as crianças vão pedalar no circuito que simula uma pequena cidade e têm a oportunidade de colocar na prática o que aprenderam na aulinha.

O projeto, que teve início em 12/10 (Dia das Crianças), na Quinta da Boa Vista, acontecerá todos os finais de semana e feriados em locais públicos, até o próximo dia 31. A iniciativa ocorre simultaneamente em sete capitais e, o Rio de Janeiro ocupa o primeiro lugar no ranking de participação. A campanha contou com a participação de 470 crianças no último final de semana, no Parque de Madureira, Zona Norte da cidade.

O Rio de Janeiro possui a maior malha cicloviária urbana da América Latina, com 400 km de rotas cicláveis. Segundo a SMAC, promover a integração de todos nesse processo é um compromisso com o estímulo do uso da bicicleta como modal de transporte e colaborador com da sustentabilidade da cidade.

Fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

“Situado em uma região movimentada da Zona Oeste da cidade, o Bosque da Barra possui 50 hectares. O parque foi criado visando à preservação ambiental, especialmente da vegetação de restinga, da paisagem natural e da fauna local.
A grande variedade de fauna torna o local ideal para observação de aves, borboletas, capivaras, saguis e do bicho preguiça, além dos jacarés-de-papo-amarelo que podem ser vistos nos lagos do bosque.
As alamedas arborizadas são ótimas para corridas e caminhadas. As grande áreas gramadas são ideais para fazer piqueniques e praticar atividades recreativas. O bosque dispõe também de estacionamento, brinquedos e equipamentos de ginástica.”

Telefone: 21 3325-0302
Horário de funcionamento: Terça a domingo, 8h às 17h
Localização:
Bairro: Barra da Tijuca
Endereço: Avenida das Américas, 2430 – Barra da Tijuca Rio de Janeiro – RJ – Brasil ‎