| “Ode às Cores” homenageia o artista Milan Dusek na MBLOIS Galeria de Arte |

Foto: divulgação

A exposição coletiva Ode às Cores marca a inauguração da MBLOIS Galeria de Arte, em Ipanema. A abertura aconteceu no dia 8 deste mês e a exposição ficará aberta à visitação até o dia 08 de dezembro. A mostra homenageia o artista plástico Milan Dusek, pai do músico Eduardo Dussek, que foi lançado como artista plástico com o nome artístico Edu Gabor Dussek e apresentará suas obras na exposição junto com artistas com formação na EAV do Parque Lage. Os artistas são: Beth Lapaguese, Emília de Gaia, Jai Aguiar, Laura Lucia Limongi, Maridéa de Deus, Marlene Blois e Sandra Moreira.

O cantor, compositor e ator Eduardo Dussek não é artista plástico de profissão, mas é um amante da pintura, estudou desenho e pintura com seu pai, o pintor, escultor e gravurista Milan Dusek, desde seus dez anos de idade, até ingressar na escola de arquitetura no final da juventude, quando a família se mudou para Brasília. Sua mãe, Agnes Dusek, também era pintora, além de tradutora e intérprete. Dussek foi influenciado por sua avó materna Karola Szilard Gabor com sua pintura de cores vivas, em aulas ministradas no jardim da casa dela, no Alto da Boa Vista. Gabor, pintora húngara já falecida, viveu no Brasil desde 1926 até sua morte, em 1992.

A curadoria é de Marlene Blois, carioca e moradora do Rio, pesquisadora nas áreas de Educação e Comunicação Social, tendo atuado em universidades, em rádio e TV educativa durante muitos anos. Como artista plástica, seu trabalho passou pelas fases figurativa e abstrata. Nos seus trabalhos atuais, enfoca questões relativas a visões de mundo, onde se chocam sentimentos e valores, simbolicamente presentes nas sociedades.

“A MBLOIS Galeria de Arte se dispõe a enfrentar um momento difícil, porque conta com a colaboração de muitos artistas com múltiplos olhares sobre a realidade que enfrentamos, sobre suas emoções e sentimentos que se entrelaçam em obras para os sensíveis da Arte.”

Exposição Ode às Cores
Local: Galeria de Arte MBlois – Rua Teixeira de Melo, 53 – Loja E – Ipanema – Rio de Janeiro/RJ
Período: 08 de novembro a 08 de dezembro
Horário de visitação: segunda à sexta, das 11h às 12h, 14h às 18h; sábados,
das 10h às 13h; domingos e feriados a galeria não abre.
Classificação Indicativa: livre