| Trio formado por José Staneck, Ricardo Santoro e Sheila Zaugy regrava obras consagradas de Astor Piazzolla |
foto do trio Harmonitango

Foto: Cícero Rodrigues

O Harmonitango, trio formado por José Staneck (harmônica), Ricardo Santoro (violoncelo) e Sheila Zagury (piano), se apresenta no Instituto Tom Jobim, no Jardim Botânico, no dia 2 de dezembro, às 20h. O concerto marcará o lançamento do seu primeiro CD – homônimo – que faz jus à diversidade cultural que tanto marcou a obra de Pìazzolla, agora com tempero brasileiro. As senhas serão distribuídas uma hora antes da apresentação.

A partir de suas múltiplas influências, a música de Piazzolla também bebeu na fonte brasileira. No início de carreira, em sua ânsia de se tornar compositor erudito, o portenho teve aulas com a legendária Nadia Boulanger, mestre de alguns dos maiores criadores do século XX, como Igor Stravinsky, Leonard Bernstein, Aaron Copland, os brasileiros Claudio Santoro, Camargo Guarnieri e Almeida Prado, além de nomes fundamentais da música popular moderna, como Egberto Gismonti e Quincy Jones. E foi a própria Boulanger quem o incentivou a desistir da carreira erudita e mergulhar de vez no tango, ritmo que tanto o fascinava.

Neste CD estão presentes duas de suas maiores criações: Adiós Nonino, dedicada ao seu pai que acabara de perder, em 1959; e Libertango, tema consagrado pelas interpretações do compositor e das várias releituras mundo afora. A Libertango se juntam, nesta gravação, Meditango e Violentango, que pertencem a uma série original de sete tangos (além dos três citados, Meditango, Undertango, Amelitango e Tristango) lançados em único disco, de 1974.

Concerto Lançamento do CD Harmonitango
Local: Instituto Tom Jobim – Rua Jardim Botânico, 100 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2259-3237
Data: dia 02/12 (sábado)
Horário: 20h
Capacidade: 100 lugares

Programa:
Violentango; Libertango; Meditango; La Muerte del Ángel; Milonga del Ángel; Resurrección del Ángel; Fuga y Misterio; Adiós Nonino; Primavera Porteña

CD “Harmonitango”
Gravadora: A CASA Discos
Distribuição nacional: Tratore
Preço médio: R$30,00

Anúncios