Vegannezando reúne *gastronomia, palestras, oficinas e shows forró e MPB neste final de semana |

Foto: divulgação

Preservar a história é um desafio de extrema importância para a evolução dos povos e para a preservação das identidades culturais. Sabendo disso, a Vegannezando – Feira de Culinária e Artigos Veganos – promove, nos dias 8 e 9 de dezembro, das 10h às 19h, sua 7 º edição no jardim do Museu da República, na zona sul do Rio. O museu abrirá suas portas para mais de 50 expositores com produtos artesanais e receberá uma ajuda financeira para sua manutenção. Com palestras, oficinas e shows gratuitos, o evento espera despertar a curiosidade das pessoas pelo museu e proporcionar uma experiência gastronômica única, com releituras de pratos tradicionais.

O Museu da República é um dos exemplos da arquitetura neoclássica do Brasil. Ele foi inaugurado em 1960 e tem cerca de 10 mil obras em seu acervo. João Suprani, um dos organizadores do Vegannezando, espera que o evento faça jus ao lugar: “A Vegannezando tem tudo a ver com cultura, trazemos atividades além do veganismo para que diferentes perfis de público se interessem. A diversidade cultural é um dos pilares do nosso evento, então fazer a feira no Museu da República tem um peso e uma importância gigante para nós”, ressaltou o produtor.

Foto: divulgação

No cardápio da feira, produtos inusitados como os sorvetes da Gelados da Tribo, que têm feijão e castanha de caju como base, releituras de cachorro-quente com salsicha feita de tomate seco e alho, sanduíche de “steak” – com bife de seitan, produzido a partir de farinha de trigo, além da coxinha de jaca e do hambúrguer de grão de bico. O projeto começou em 2017 e recebeu em sua edição mais recente, em Niterói, 5 mil pessoas em 2 dias. Diante de um número maior de expositores na 7ª edição, a expectativa é aumentar o público.

 

Segundo Flávia Sabb, uma das organizadoras, mais importante que diversidade é ter comidas verdadeiramente saborosas. Por isso ela resolveu reunir os melhores produtos desse universo em um só lugar: “O Vegannezando quer transformar a crença de que ser vegano é difícil ou caro. Proporcionamos uma atmosfera acolhedora para todas as idades, criando a oportunidade, inclusive, de que pessoas não adeptas ao veganismo possam se abrir a novos sabores, trazendo uma grande variedade de produtos, de comidas saudáveis a junk food. Queremos mostrar que ser vegano é mais fácil e mais gostoso do que parece”, afirmou Flávia.

Vegannezando – Feira de Culinária e Artigos Veganos
Local: Museu da República (Palácio do Catete) – Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro/RJ
Datas: dias 8 e 9/12
Horário: das 10h às 19h

Programação :
Sábado – dia 8/12
10h – Entrega suculentas para as 50 primeiras pessoas que chegarem no evento
11h – Contação de Histórias com Cordel da Lua Madrinha
14h – Palestra sobre Direitos e Proteção Animal com Luiza Chaves
15h30 – Oficina de Maquiagem com EcoGlitter – marca que produz glitter biodegradável
17h – Show Musical com a banda Patuá (MPB/Forró)

Domingo – dia 9/12
10h – Entrega de suculentas para as 50 primeiras pessoas que chegarem no evento
11h – Oficina Infantil de Tintas Orgânicas com a Mancha Orgânica
14h – Palestra “Propósito, Ego e Alma” com Flávia Bechtinger
15h30 – Oficina de Plantio e Cultivo de Suculentas com Touareg
17h – Show Musical com Trio Amargô (Forró)

Obs.: Comidas e bebidas não serão oferecidas gratuitamente.